top of page

Complexo materno, biografia de Emma Jung e a lenda de Parsifal



Emma e Jung
Emma e Jung: a biografia de Catrine Clay ilumina a trajetória de Emma

Fiz uma leitura de férias que recomendo: a biografia de Emma Jung escrita pela jornalista britânica Catrine Clay, que traz em sua bagagem uma importante trajetória pela BBC.

Trata-se de "Labyrinths: Emma Jung, Her Marriage to Carl, and the Early Years of Psychoanalysis"[1]. A obra ainda não tem tradução para o português, mas em tradução livre, o título seria "Labirintos: Emma Jung, seu casamento com Carl e os primeiros anos da psicanálise".


Já adianto que uma parte considerável da obra consiste em material sobre Jung. A invisibilidade feminina se manifesta, assim, na falta de documentação no volume que a masculina tradicionalmente apresenta.


Ainda assim, é notável olhar a história da Psicologia Analítica por meio da participação de Emma. Fica claro, pelo menos para mim, que sem ela talvez Jung não tivesse tido a oportunidade, a estabilidade familiar, marital e também financeira para formular este campo do conhecimento.


Isto dito, aproveitei para reler as obras de Emma Jung. A primeira, na verdade, é uma coletânea de palestras que proferiu no Clube de Psicologia em Zurique[2]. Então vou falar brevemente da obra à qual ela se dedicou durante a vida: "A Lenda Do Graal"[3]. Que, aliás, só foi publicada porque após o falecimento de Emma em 1955, Jung pediu para Marie-Louise Von Franz finalizar.


Para quem não se lembra, de forma sucinta, a lenda chegou até nós pelas mãos do poeta francês Chrétien de Troyes, remontando a 1.180. É, portanto, um dos trabalhos literários mais antigos que se têm conhecimento no Ocidente.


A sinopse: um rei doente é guardião de um objeto misterioso, relacionado à vida e ao alimento (o Graal). O monarca só poderá ser curado se um cavaleiro o encontrar o castelo de difícil acesso e lhe fizer uma determinada pergunta. Aí o rei recuperaria a saúde e o reino voltaria a ser vicejante. Se não fizer a pergunta, o rei e o castelo desaparecem, e tudo volta a ser desértico e estéril como antes.


Nesta obra, um ponto que chama a atenção é Parsifal, o jovem cavaleiro. E aí sempre me recordo da visão do mitólogo Joseph Campbell sobre ele. Criado com mimos pela mãe, que obviamente não quer que ele saia pelo mundo. Parsifal lhe diz: “mãe, eu a amo. Mas amo mais minha jornada”.


A esta ligação profunda do filho com a mãe Freud deu o nome de Complexo de Édipo. Ela pode ser comprovada ainda hoje por meio de um pequeno exercício que permite avaliar a importância do complexo materno em relação ao paterno. Ao buscar “complexo materno” no Google, com aspas, achamos quase 10 mil resultados. Já “complexo paterno” produz um resultado de pouco menos de 5.000. Complexo parental, que talvez fosse o termo mais adequado, produz ainda pífios 952 resultados.


Eu estava ponderando estes números nos últimos tempos, ao assistir neste final de semana, de forma sincronística, um filme de 2012, chamado “Minha Mãe é uma Viagem. O título em inglês é muito mais interessante: “The Guilt Trip” (a Viagem da Culpa).

Vamos à sinopse: Um jovem químico empreendedor (Seth Rogen) convida sua mãe (Barbra Streisand) para fazer uma longa viagem com ele, enquanto cruza os Estados Unidos apresentando seu produto. O que a mãe não sabe é que o filho planejou, como destino final, levá-la para rever um antigo amor, da época em que ela escolhera casar com o pai. Mas após o falecimento deste, há mais de 15 anos, ela havia se fixado na imagem deste amor da juventude e não conseguia seguir em frente com sua vida afetiva.


De seu lado, o filho sem parceira afetiva literalmente diz que a mãe havia subido tanto a régua no quesito feminino que ele não encontrava mulher à altura para formar uma relação estável. Como refutava a relação intensa com a mãe, também não conseguia se relacionar com sua anima, a contraparte feminina, ligada à vida. O resultado é que sua prosperidade financeira também era periclitante, pois ele não conseguia ser flexível o suficiente e fazer os ajustes necessários que a vida solicita. No final, a viagem se revela transformadora para ambos, que conseguem desbloquear aspectos psicológicos (neuroses) e seguir em direção a um futuro autônomo melhor.


Como Emma Jung diz no livro, “os laços com a mãe desempenham um papel importante em certos estados neuróticos”. Mas como se trata de uma relação, estes laços também podem ser atualizados pelo filho. Que pode agir de forma decidida, porém doce, como Parsifal faz. “Eu amo você, mãe. Mas amo mais minha jornada”. É preciso cortar simbolicamente o cortão umbilical para seguir em frente com a vida. De ambos os lados do cordão.


Monica Martinez

 

Referências

 

Clay, Catrine, Labyrinths: Emma Jung, Her Marriage to Carl, and the Early Years of Psychoanalysis (London/New York: Harper Perennial, 2017)

Jung, Emma, Animus e Anima: Uma Introdução à Psicologia Analítica Sobre Os Arquétipos Do Masculino e Feminino Inconscientes (São Paulo: Cultrix, 2020)

Jung, Emma, and Marie-Louise vonz Franz, A Lenda Do Graal: Do Ponto de Vista Psicológico (São Paulo: Cultrix, 1995)

 


[1] Catrine Clay, Labyrinths: Emma Jung, Her Marriage to Carl, and the Early Years of Psychoanalysis (London/New York: Harper Perennial, 2017).

[2] Emma Jung, Animus e Anima: Uma Introdução à Psicologia Analítica Sobre Os Arquétipos Do Masculino e Feminino Inconscientes (São Paulo: Cultrix, 2020).

[3] Emma Jung and Marie-Louise vonz Franz, A Lenda Do Graal: Do Ponto de Vista Psicológico (São Paulo: Cultrix, 1995).


Mother complex, Emma Jung's Biography, and the Legend of Parsifal


I did some holiday reading that I recommend: the biography of Emma Jung written by the British journalist Catrine Clay, who brings with her significant experience from the BBC.

It's about "Labyrinths: Emma Jung, Her Marriage to Carl, and the Early Years of Psychoanalysis." The work has not been translated into Portuguese yet, but in a free translation, the title would be "Labirintos: Emma Jung, seu casamento com Carl e os primeiros anos da psicanálise."


I must note that a considerable part of the work consists of material about Jung. Feminine invisibility is evident, thus, in the lack of documentation in the volume that the masculine traditionally presents.


Nevertheless, it is remarkable to look at the history of Analytical Psychology through Emma's participation. It becomes clear, at least to me, that without her, Jung might not have had the opportunity, familial, marital, and financial stability to formulate this field of knowledge.


That being said, I took the opportunity to reread Emma Jung's works. The first one is actually a collection of lectures she gave at the Psychology Club in Zurich. So, I'll briefly talk about the work she dedicated her life to: "A Lenda Do Graal" (The Legend of the Grail). By the way, it was only published because, after Emma's death in 1955, Jung asked Marie-Louise Von Franz to finish it.


For those who don't remember, in a nutshell, the legend came to us through the hands of the French poet Chrétien de Troyes, dating back to 1180. It is, therefore, one of the oldest literary works known in the West.


The synopsis: a sick king is the guardian of a mysterious object related to life and nourishment (the Grail). The monarch can only be healed if a knight finds the castle, which is difficult to access, and asks him a specific question. Then, the king would regain health, and the kingdom would flourish again. If the question is not asked, the king and the castle disappear, and everything returns to being barren and sterile as before.


In this work, a point that draws attention is Parsifal, the young knight. And here, I always recall the vision of the mythologist Joseph Campbell about him. Raised with affection by his mother, who obviously does not want him to venture into the world, Parsifal tells her, "Mother, I love you. But I love my journey more."


Freud named this deep connection between the son and the mother the Oedipus Complex. It can still be confirmed today through a small exercise that allows evaluating the importance of the maternal complex compared to the paternal one. Searching for "complexo materno" (maternal complex) on Google, in quotes, yields almost 10 thousand results. In contrast, "complexo paterno" (paternal complex) produces just under 5,000 results. Parental complex, which might be the most appropriate term, produces a meager 952 results.


I've been contemplating these numbers lately while watching a 2012 film synchronistically this weekend, called "Minha Mãe é uma Viagem" (The Guilt Trip).


Let's go to the synopsis: A young entrepreneurial chemist (Seth Rogen) invites his mother (Barbra Streisand) to take a long trip with him across the United States while presenting his product. What the mother doesn't know is that the son planned, as the final destination, to take her to meet an old love, from the time when she chose to marry his father. But after the father's death, over 15 years ago, she had fixated on the image of this youthful love and couldn't move forward with her emotional life.


On his side, the son, without an emotional partner, literally says that the mother had set the bar so high in the feminine aspect that he couldn't find a woman up to par for a stable relationship. As he rejected the intense relationship with his mother, he also couldn't relate to his anima, the feminine counterpart linked to life. The result is that his financial prosperity was also precarious because he couldn't be flexible enough and make the necessary adjustments that life demands. In the end, the trip proves transformative for both, unlocking psychological aspects (neuroses), and moving towards a better autonomous future.


As Emma Jung says in the book, "the ties with the mother play an important role in certain neurotic states." But as it is a relationship, these ties can also be updated by the son. Who needs to act decisively, yet sweetly, as Parsifal does. "I love you, mother. But I love my journey more." It is necessary to symbolically cut the umbilical cord to move forward with life. On both sides of the cord.

21 visualizações
bottom of page