top of page

Um desassossego chamado ansiedade



Se você olhar num dicionário de língua portuguesa como o Houaiss, verá que cabe o mundo neste substantivo feminino de nove letras. O verbete ansiedade aqui tem quatro definições.


A primeira: grande mal-estar físico e psíquico; aflição, agonia. Sem dúvida, neste transtorno de saúde mental, mal-estar é uma das primeiras menções quando alguém busca auxílio.

Algo parece não ir bem, mas em geral não se sabe exatamente o que.


A terceira definição ajuda a modelar a questão: falta de tranquilidade; receio. Tanto que um sinônimo de ansiedade é inquietação, uma palavra que ajuda a esculpir este mal-estar em geral ligado ao futuro.


Finalmente, a quarta definição dada pelo dicionarista é a psicológica: “estado afetivo penoso, caracterizado pela expectativa de algum perigo que se revela indeterminado e impreciso, e diante do qual o indivíduo se julga indefeso”.


Neste mecanismo de luta e fuga, o indivíduo que sofre de ansiedade não consegue relaxar, pois sente que precisa estar sempre em guarda de um perigo eminente.


Guardei de propósito a segunda definição desta lista de quatro para o final. É que segundo o dicionarista ansiedade também quer dizer desejo veemente e impaciente.


No contexto da Psicologia Junguiana, é esta raiz que se busca olhar com mais atenção: o que o indivíduo anseia tanto que chega a lhe dar ânsia, a desencadear uma neurose? O que estaria por trás do mal-estar e desconforto, isto é, qual ajuste o Ego não estaria permitindo ser feito?


Se buscarmos entender o sintoma como um aliado, este alerta pode estar soando tão alto no presente para que o indivíduo possa tentar modificar algo em seu cotidiano e, assim, possa viver de uma forma mais plena.


Mas para isso é preciso ter consciência do que há por trás da questão. Uma forma de lidar com ela é registrar a frequência e a intensidade dos episódios de ansiedade para refletir sobre os fatores que podem estar funcionando como gatilhos.


Neste sentido, o processo de psicoterapia pode ser uma parceria valiosa neste trajeto.

Referências

HOUAISS, A. Grande dicionário Houaiss. Disponível em: <https://houaiss.uol.com.br/pub/apps/www/v5-4/html/index.php#2>. Acesso em: 30 jun. 2020.

6 visualizações0 comentário
bottom of page