top of page

Em terapia: Jung e a série da HBO


Lançada em 2021, vale a pena ver a temporada 4 de Em Terapia (In Treament), da HBO.


A nova protagonista da série é Uzo Aduba. Você provavelmente já viu a atriz estadunidense dando um show ao interpretar Suzanne "Crazy Eyes" Warren na série de televisão Orange Is the New Black, da Netflix.


Aduba está impecável como a Dra. Brooke Taylor, psicoterapeuta junguiana que se vincula de forma muito empática com seus pacientes.


De cara, no primeiro episódio (Eladio, semana 1), ela refere-se ao idealizador da Psicologia Junguiana, o suíço Carl Gustav Jung (1875-1961).


"Jung disse: não há despertar do consciente sem dor", conta Brooke a Eladio (Anthony Ramos), o jovem que trabalha como cuidador na casa de uma família rica enquanto aprende a impor limites em seu trabalho e a lidar com o medo do abandono.


No episódio 19 (Laila, semana 5), há um diálogo travado entre Brooke e Laila (Quintessa Swindell). A último anista do ensino médio luta para lidar com a avó superprotetora e o medo do futuro. Num exercício proposto por Brooke, ela desenha uma mandala:


Brooke: Você sabe quem é Jung?

Laila: Memórias, sonhos e reflexões... O homem e seus símbolos...

Brooke: Exato. Ele escreveu muito sobre símbolos como um produto visual do inconsciente, que a mente consciente não entende de imediato. Mas se procurarmos o significado...


Finalmente, no episódio 20 (Brooke semana 5), para mim o melhor da série, Brooke tem uma atuação memorável ao se autoanalisar.


Brooke terapeuta: Um pouco de Jung.

Brooke paciente: Uhhhh.

Brooke terapeuta: A meta básica da psicoterapia não é levar o paciente a um estado impossível de felicidade, mas ajudá-lo a adquirir uma paciência constante diante do sofrimento (...).


Ela continua:


Brooke terapeuta: Desculpe se não posso melhorar as coisas para você. Tudo o que eu posso fazer é incentivá-la a encarar sua dor. A não perder seu propósito. A dar significado à sua dor.


Nas três temporadas anteriores (2008–2010), o protagonista da série Em Terapia, Paul Weston -- um homem branco -- foi interpretado também com maestria pelo ator irlandês Gabriel Byrne.


.

48 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page