top of page

Mergulho nos sonhos


Para realmente entender um sonho, você precisa entrar nele!

É por isso que práticas terapêuticas contemporâneas visam cada vez mais a colaboração entre o "dreamworker" (o profissional que trabalha com sonhos), o "dreamer" (o sonhador, isto é, a pessoa que teve o sonho) e o sonho em si.

Por meio desta colaboração, pode-se perceber que o sonho porta um conteúdo psíquico vivo que responde à nossa interação.

Ao longo do tempo, este campo científico, que se iniciou com o processo de interpretação proposto por Sigmund Freud (1856-1939), desenvolveu-se muito (FREUD, 2010).


Hoje, alguns estudiosos, como a cientista estadunidense Leslie Ellis, se definem como onirólogos. Do grego ὄνειρον (oneiron), sonho, e λouγος (logos), estudo, ciência).


Carl Gustav Jung (1875-1961), idealizador da Psicologia Junguiana ou Complexa, avançou em relação à Freud, propondo o conceito de ampliar em vez de interpretar.


Em outras palavras, ampliar é a tentativa de compreender, num primeiro momento, as bases inconscientes da narrativa onírica a partir da perspectiva do sonhador (nível pessoal). E, se houver, a seguir no nível coletivo.


Numa interessantíssima entrevista feita em 1952 com Jung pelo cientista das religiões e mitólogo romeno naturalizado norte-americano Mircea Eliade, o processo é descrito de uma forma bem simples (em tradução livre minha):


(...) todo sonho, à sua maneira, leva uma mensagem. Não apenas diz a você que algo está errado nas profundezas do seu ser, mas também lhe traz uma solução para sair da crise. (...) Basta observar atentamente a mensagem enviada pelo inconsciente e depois decodificá-la. A análise o ajuda a ler essas mensagens corretamente (ELIADE, 1977, p. 231) .


Com o avanço do método de ampliação de sonhos, cada vez mais ele se aproxima de ser uma proposta experiencial. Um dos estudiosos deste campo é o psicanalista holandês Robert Bosnak. Graduado pelo C.G. Jung Institute, em Zurique em 1977, ele idealizou o Embodied Imagination.


Trata-se de um método bastante prático e eficaz para trabalhar no problema principal da psiquê de acordo com Jung: “a integração dos opostos” (ELIADE, 1977, p. 227).


Há duas obras de Bosnak traduzidas para o português (BOSNAK, 2002, 2014).


Por Dra. Monica Martinez


Referências BOSNAK, R. Desvendando os mistérios dos sonhos. Rio de Janeiro: Best Seller, 2002.

BOSNAK, R. Breve curso sobre sonhos: técnica junguiana para trabalhar com os sonhos. 6. ed. São Paulo: Paulus, 2014.

ELIADE, M. Eliade´s interview for ´Combat´. In: C. G. Jung Speaking: interviews and encounters. Princeton: Princeton University Press, 1977. p. 225–234.

FREUD, S. A interpretação dos sonhos. São Paulo: Folha de S.Paulo, 2010.


Nota de rodapé:

No original, (...) every dream, in its own manner, carries a message. It not only tells you that something is amiss in the depths of your being, it also brings you a solution for getting out of the crisis. (...) You have only to observe carefully the message sent by the unconscious and then decode it. Analysis help you to read these messages correctly (ELIADE, 1977, p. 231) .


Serviço




31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page