top of page

Os cinco fatores para a felicidade segundo C. G. Jung


Em 1960, C. G. Jung, o idealizador da psicologia analítica, foi entrevistado por Gordon Young. O jornalista então lhe perguntou: “O que você considera serem os fatores mais ou menos básicos que contribuem para a felicidade na mente humana?".


Na oportunidade, Jung apontou os cinco fatores que considerava importantes (em tradução livre minha[1]):


1. Boa saúde física e mental.

2. Bons relacionamentos pessoais e íntimos, como os do casamento, da família e das amizades.

3. A faculdade de perceber a beleza na arte e na natureza.

4. Padrões de vida razoáveis e trabalho satisfatório.

5. Um ponto de vista filosófico ou religioso capaz de enfrentar com sucesso as vicissitudes da vida.


Como sempre, Jung também lembrou da importância dos opostos: "Todos os fatores que geralmente são considerados como responsáveis pela felicidade podem, em certas circunstâncias, produzir o contrário. Não importa quão ideal seja sua situação, ela não garante necessariamente a felicidade."


O conjunto dos cinco fatores parece abarcar de forma bastante consistente as esferas pelas quais a maioria dos seres humanos equilibra seus pratinhos durante a vida.


A saber o corpo, a mente, seus relacionamentos e vida social, a família, o trabalho e uma perspectiva que transcenda o ego humano, que Jung vai chamar aqui de um ponto de vista filosófico ou religioso. Este último poderíamos chamar hoje em dia de espiritualidade.


Eu gosto particularmente do terceiro fator apontado, a faculdade de perceber a beleza na arte e na natureza. Que para mim tem grande conexão com as práticas meditativas, que são bastante empregadas contra o estresse e a ansiedade.


Você concorda com estes cinco fatores elencados por Jung? Deixe aqui embaixo seu comentário.


Para saber mais

JUNG, C. G. C. G. Jung Speaking: interviews and encounters. New Jersey: Princeton University Press, 1987.

MCGUIRRE, W.; HULL, R. F. C. C.G.Jung: entrevistas e encontros. São Paulo: Cultrix, 1982.


[1] 1. Good physical and mental health. 2. Good personal and intimate relationships, such as those of marriage, the family, and friendships. 3. The faculty for perceiving beauty in art and nature. 4. Reasonable standards of living and satisfactory work. 5. A philosophic or religious point of view capable of coping successfully with the vicissitudes of life.

38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page